Início   ||   Quem Somos   ||   Cursos   ||  Turmas   ||   Escolas Técnicas   ||   Novidades   ||   Fotos   ||   Contato
 

Curso

PERFIL DAS PRINCIPAIS PROFISSÕES DE

 

Grade Curricular:

 

Administração                               

Na área de Produção, atua em conjunto com a Gerência no planejamento e controle da produção, auxiliando no suprimento e na garantia da qualidade dos produtos e serviços.

Na área Contábil-Financeira, auxilia na análise de relatórios financeiros da empresa, executa cálculos, classifica contas, aponta falhas e sugere modificações. Na área de Recursos Humanos, atua na elaboração de folhas de pagamento, no controle de férias e dispensa de funcionários, no cálculo e controle de recolhimento de encargos sociais, bem como na organização de dados sobre oferta e demanda dos diversos profissionais do mercado de trabalho. Na área de Marketing, atua na elaboração de estatística, levantamento do volume de vendas, cálculo de comissões, controle de despesas sobre as vendas, elaboração da previsão de vendas e colabora no plano estratégico comercial.

Mercado de Trabalho: Indústrias, comércio, instituições financeiras e serviços em geral.

 

Agenciamento de Viagem(Turismo)

Auxilia no planejamento, organização, promoção acompanhamento e desenvolvimento de atividades turísticas de passeio, negócios ou ecoturismo nacionais e internacionais.

Auxilia o cliente a definir roteiros de viagens, monta pacotes que incluem o trasporte e a hospedagem e faz reservas em hotéis. Assessora o cliente na análise das alternativas financeiras.Organiza e promove eventos como feiras, convenções, congressos e festas populares.Aplica técnicas de marketing.

 

Mercado de Trabalho:  Agências de viagem, hotéis, secretarias de turismo, aeroportos.

 

 

Alimentos

Executa o controle de qualidade química e microbiológica de matérias-primas e produtos alimentícios e bebidas, controla as operações envolvidas nos processamentos de alimentos e bebidas, aplica técnicas de GMP nos processos industriais e laboratoriais de controle de qualidade, avalia a qualidade nutricional dos alimentos, supervisiona o processamento industrial dos alimentos, auxilia engenheiros e inspeciona os produtos para comercialização na área alimentícia.

 

Mercado de Trabalho: Indústria de alimentos em geral, entrepostos de armazenamento

e beneficiamento de matérias-primas, institutos de pesquisa, órgãos de fiscalização

sanitária e proteção ao consumidor.

 

Artes Gráficas

Participa do planejamento, execução e coordenação da produção de jornais, revistas, folhetos, catálogos, embalagens, impressos comerciais, entre outros produtos gráficos. Seu campo de atuação engloba todas as etapas de produção, desde a criação até a  entrega do produto para o cliente. Pode trabalhar na área de Pré-Impressão , em que utiliza programas de computação para melhorar a qualidade das imagens ou para aplicar os textos nas páginas.

Na área de Impressão atua diretamente na linha de produção da gráfica, preparando o material a ser impresso e operando as impressoras do tipo OFFSET (muito usada para impressão de revistas, folhetos, catálogos, jornais e impressos comerciais em geral) e ROTOGRAVURA e FLEXOGRAFIA (mais usadas para a impressão de embalagens). Pode ainda, dedicar-se ao acabamento ou à montagem de embalagens.

Mercado de Trabalho: Indústrias gráficas, editoras, agências de propaganda e gráficas

comerciais.

 

Automação Industrial

Desenvolve a automatização de máquinas e equipamentos em geral através da integração de processos mecânicos e eletrônicos empregando programas de computação.

Planeja, cria e executa projetos de sistemas automatizados, combinando componentes, equipamentos e programas de computador.

Desenvolve, ainda, equipamentos mecânicos que respondem a comandos eletrônicos e participa da construção de robôs industriais.

Faz a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos. Coordena equipes de trabalho e organiza o controle de qualidade de sistemas e de dispositivos automáticos.

Mercado de Trabalho: Indústrias em geral.

 

Automobilística (Manutenção Automotiva)                                                                                           

Atua em Indústrias Automobilísticas e de auto-peças, nos setores de produção e planejamento. Elabora diagnósticos nas partes mecânicas e eletroeletrônicas e  elabora programas de manutenção. Verifica e cadastra peças e ferramentas. Aplica testes em motores para avaliar índices de emissão de poluentes e as condições gerais de segurança do veículo e elabora relatórios técnicos.

 

Mercado de Trabalho: Indústrias, concessionárias de veículos, oficinas de reparos,

                                       empresas de transportes, locadoras e retíficas.

 

 

Comunicação Visual (Design Gráfico)

Elabora projetos de comunicação visual por meio de criação tais como folhetos, catálogos, revistas, jornais e impressos comerciais ou reprodução de imagens. Trabalha com ilustração, computação gráfica e fotografia. Executa layout, artes finais, storyboards, protótipos, embalagens, cartazes etc. Mercado de Trabalho:  Agências de propaganda, gráficas, editoras e estúdios de criação.                              

 

Contabilidade

Constitui e regulariza o funcionamento da empresa, desde a abertura até o encerramento da mesma, cuidando de toda a sua documentação.

Realiza a escrituração mercantil, feita em livros próprios utilizados de acordo com a necessidade de cada empresa ou exigidas pelas leis fiscais e comerciais no âmbito Municipal, Estadual e Federal. Emite guias de recolhimentos de impostos a pagar. Administra o departamento pessoal e realiza o controle patrimonial.

Analisa documentos processados no setor financeiro, elaborando demonstrativos contáveis e controlando os impostos a pagar.

Elabora e analisa balancetes, apresentando a situação real da empresa quanto aos bens, direitos, obrigações e resultados econômicos. 

 

Mercado de Trabalho: Indústrias, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos  e 

                      empresas em geral. Pode, ainda, atuar como autônomo.

 

                             

Cozinha (Área de Gastronomia)

O Técnico em Cozinha é o profissional que atua na organização da cozinha, na seleção e no preparo da matéria-prima. Participa da elaboração e organização dos pratos do cardápio. Executa cortes e métodos de cozimento, utilizando as práticas de manipulação de alimentos. Opera e mantém equipamentos e maquinário de cozinha. Armazena diferentes gêneros alimentícios, controlando estoques, o consumo e os custos.

Mercado de trabalho: restaurantes, bares, meios de hospedagem, refeitórios, catering,

                                     bufês e cruzeiros marítimos e embarcações.

 

Desenho de Construção Civil                                                              

Profissional capaz de analisar, elaborar, interpretar projetos executivos, de acordo com especificações básicas, legislação e normas técnicas. Elabora cronogramas e orçamentos, dimensionando e estruturando equipes de trabalho, com vistas à produtividade e controle da obra.

Mercado de Trabalho: Empresas de construção civil públicas e particulares.

 

 

Design de Interiores

Elabora projetos visando à estética e funcionalidade dos ambientes, bem como à melhoria de circulação, distribuição e composição de móveis, iluminação, revestimento e acabamento arquitetônico. Mercado de Trabalho:  Escritórios ou empresas de decoração, fábricas de móveis,

                                       empresas de arquitetura, cenografia,montagem de feiras e

                                       exposições.

 

Edificações

Executa atividades específicas da área de Construção Civil, tais como: concepção de projetos, planejamento e orçamento de obras, supervisão da execução de diferentes etapas do processo construtivo, realização do controle tecnológico de materiais e do solo e levantamentos topográficos e planialtimétricos, com senso crítico e analítico, espírito de liderança, capacidade organizacional, visão sistêmica e consciência da responsabilidade social inerente à sua profissão. Mercado de Trabalho: Indústrias de materiais para construção, empresas de

                                       construção civil públicas e privadas.

Eletrônica

Planeja serviços de instalações, operação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos através de interpretação de ordens de serviços, desenhos, esquemas, diagramas e cronogramas de projetos. Desenvolve dispositivos de circuitos eletroeletrônicos e de automação. Instala equipamentos, aparelhos e dispositivos eletrônicos, ajustando parâmetros elétricos e lógicos, realizando testes e corrigindo falhas. Realiza treinamento operacional, manutenções preditiva, preventiva e corretiva de sistemas eletrônicos. Mercado de Trabalho: Empresas de energia elétrica  e telecomunicações, laboratórios de

testes elétricos e manutenção de máquinas elétricas, venda e assistência técnica de materiais  e equipamentos.

 

 

 

 

 

Eletrotécnica

Planeja serviços de instalação, operação e manutenção de sistemas elétricos, através de interpretação de ordens de serviço, desenhos, esquemas, diagramas e cronogramas de  projetos. Elabora desenhos, desenvolve, dirige e executa projetos de instalações elétricas. Instala equipamentos, aparelhos e dispositivos elétricos, ajustando parâmetros elétricos e lógicos, realizando testes e corrigindo falhas. Opera sistemas, equipamentos e aparelhos. Realiza treinamento operacional. Supervisiona e executa a manutenção de instalações elétricas, de usinas hidroelétricas e termoelétricas, de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia e de indústrias em geral. Organiza o local de trabalho e trabalha segundo normas técnicas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente. Mercado de Trabalho: Empresas construtoras, usinas hidroelétricas e termoelétricas,

                                       Indústrias em geral.

 

 

Enfermagem   Pré-Requisito: Ter idade mínima de 17 anos completos no ato da matrícula.

O técnico em enfermagem presta atendimento a pacientes em hospitais, clínicas, postos de saúde e em outros estabelecimentos de assistência médica, sempre sob a supervisão de um enfermeiro com diploma universitário.

Pode atuar em diversas especialidades, como clínica cirúrgica, puericultura, pediatria e obstetrícia, entre outras. Está habilitado, ainda, a trabalhar como instrumentador cirúrgico, preparando, posicionando e entregando o instrumental ao cirurgião durante uma operação.

Mantém o registro dos procedimentos a que o paciente é submetido e elabora relatórios técnicos. Durante o curso, o aluno conhece a estrutura e o funcionamento do corpo humano com disciplinas como anatomia e fisiologia em aulas teóricas, práticas e laboratoriais. Mercado de Trabalho:  Hospitais em geral, clínicas médicas, postos de saúde,

Laboratórios de análises clínicas, creches, escolas, empresas e clubes. Pode, ainda, trabalhar por conta própria, prestando serviços temporários em residências. 

 

 

Eventos

O TÉCNICO EM EVENTOS é o profissional que auxilia e atua na prospecção, no planejamento, na organização, na coordenação e na execução dos serviços de apoio técnico e logístico de eventos e cerimoniais, utilizando o protocolo e etiqueta formal. Realiza procedimentos administrativos e operacionais relativos a eventos. Recepciona e promove serviços de eventos. Planeja e participa da confecção de ornamentos decorativos. Coordena o armazenamento e manuseio de gêneros alimentícios servidos em eventos.

Mercado de Trabalho: empresas organizadoras de eventos, centro de convenções e de exposições, hotéis, parques temáticos e urbanos, empresas prestadoras de serviços para eventos, órgãos públicos, Convention and Visitors Bureau, cruzeiros marítimos, restaurantes e bufês.

 

Hospedagem(Hotelaria)

Gerencia serviços em meios de hospedagem e alimentação, promove vendas e marketing, executa rotinas administrativas, gerencia e supervisiona recursos humanos, financeiros, saúde e segurança no trabalho. Planeja, organiza e supervisiona eventos. Mercado de Trabalho:  Hotéis, resorts, flats e campings.

 

 

Informática

Desenvolve e opera sistemas, aplicações e interfaces gráficas; monta estruturas de banco de dados e codifica programas; projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e de aplicações; seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de sistemas.

Mercado de Trabalho:  Indústrias em geral, estabelecimentos comerciais, órgãos

                                        públicos municipais, estaduais e federais.

 

Informática Para Internet

O TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET é o profissional que desenvolve e realiza manutenções em websites, portais na Internet e Intranet. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de projetos para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos.

Mercado de Trabalho:  Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem programação de computadores para Internet.

 

 

Logística

Executa os processos de planejamentos, operações e controles de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de movimentação, de expedição e distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação.

Mercado de Trabalho: áreas da Indústria, do comércio e empresas de consultoria.

 

 

 

Marketing

O TÉCNICO EM MARKETING é o profissional ético que colabora na elaboração do plano de marketing da empresa, de acordo com seu ramo ou porte, tendo a competência aliada ao domínio técnico e no planejamento e implementação de ações de vendas e ações de mercado. Executa tarefa de análise das vendas, preços e produtos. Operacionaliza as políticas de comunicação da empresa: fidelização de clientes, relação com fornecedores ou outras entidades. Operacionaliza políticas de apresentação dos produtos no ponto de venda. Executa o controle, estatísticas e operações de telemarketing. Participa na elaboração e na realização de estudos de mercado, interpreta e aplica a legislação da área.

Mercado de Trabalho: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor; comércio; empresas de consultoria e de forma autônoma.

 

 

Mecânica

Gerencia e desenvolve projetos, bem como aplica conhecimentos de gestão de recursos físicos (máquinas e equipamentos) e humanos (equipe operacional). Identifica um circuito hidráulico e pneumático. Conhece os processos de usinagem de máquinas simples e automáticas programadas.  Conhece a programação de máquinas especiais.Supervisiona e aplica normas e especificações técnicas nas fases de desenvolvimento, projeto,fabricação e manutenção industrial. Elabora e seleciona princípios de acionamento para sistema de automação. Aplica métodos, processos e logística na produção, instalação e manutenção.

Mercado de Trabalho: Indústrias em geral.

 

Mecatrônica

Participa de projetos e desenvolvimento de produtos inteligentes baseados em microprocessadores e sistemas de controle, assim como em equipamentos mecânicos controlados por computador que respondem a comandos eletrônicos e participa da construção de robôs industriais. Testa o funcionamento dos sistemas integrados de processos produtivos, de acordo com os processos estabelecidos, identifica defeitos e propõe soluções. Programa e opera máquinas operatrizes automatizadas.

Mercado de Trabalho: Indústrias em geral.

 

Meio Ambiente

Identifica e caracteriza situações de risco, aplicando métodos de eliminação ou de redução de impactos ambientais. Identifica os procedimentos de avaliação, de execução de estudos e de relatórios de impacto ambiental (AIA/EIA/Rima). Interpreta resultados analíticos referentes aos padrões de qualidade do solo, do ar, da água e da poluição visual e sonora. Aplica as legislações ambientais locais, nacionais e internacionais. Identifica as atividades produtivas geradoras de resíduos sólidos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos propondo soluções para seu controle.

 

Mercado de Trabalho: estabelecimentos industriais e agroindustriais, empresas

agropecuárias, mineradoras, empresas públicas de controle de poluição, empresas de consultoria, órgãos públicos, prefeituras municipais, fazendas, parques e reservas ambientais e centros de pesquisas.

 

Modelagem do Vestuário O Técnico em Modelagem do Vestuário é o profissional que desenvolve a modelagem aplicando técnicas bidimensionais e tridimensionais para viabilizar a confecção de produtos do vestuário. Elabora diagramas com a orientação da tabela de medidas. Transforma bases de modelagem em modelos específicos, a partir do desenho técnico do produto. Prepara a modelagem para o setor de corte, com as devidas sinalizações para montagem de peças-piloto e para a produção em série. Avalia a vestibilidade e a viabilidade técnica do produto.

Mercado de trabalho: indústria de confecção do vestuário, ateliês de costura, empresas de desenvolvimento de produtos e prestação de serviços como autônomo.

 

Multimídia

Atua na área de comunicação, fazendo uso de criatividade na produção artística, utilizando como ferramenta de trabalho, principalmente o computador, combinando, através de programas específicos, textos, fotografias, gráficos, vídeo, áudio e animação.

 

Cria, manipula, publica e gerencia projetos relacionados à produção para meios digitais, tais como Cds, DVDs, Internet, Intranet, bem como em formatos para cinema e vídeo como finalidades informativas ou de entretenimento.

Opera tecnologias que permitem a execução de peças de áudio, filmes de ficção, vídeos institucionais, documentários, videoclipes, publicidade, internet e multimídia em geral.

Atua em equipes multidisciplinares de roteirização, direção de arte, locução, efeitos, trilhas sonoras, animação e captação de som e imagem.

 

Mercado de Trabalho: Poderá atuar em produtoras de softwares e de vídeos, agências de propaganda, veículos de comunicação, departamento de comunicação e marketing de empresas privas ou públicas, emissoras de rádio e televisão, empresas de fotografia e produtoras de áudio e vídeo. Pode ainda, prestar serviços como autônomo e criar a sua própria produtora.

 

Museologia

O Técnico em Museu é o profissional que auxilia os trabalhos técnicos nos processos de organização, de conservação, de pesquisa e de difusão de documentos e de objetos de caráter histórico, científico, artístico, literário ou de outras naturezas. Atua no planejamento, na instituição e no gerenciamento de acervos e de respectivos espaços, nas instâncias públicas e particulares. Gerencia oferecimento de produtos e de serviços ao público de espaços museológicos.

Mercado de trabalho: museus e instituições afins, públicas ou particulares.

 

 

Nutrição e Dietética

Desenvolve atividades relacionadas à alimentação do homem, com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde de indivíduos e coletividades. Planeja, administra e coordena os processos de produção na indústria alimentícia, bem como programas de alimentação em empresas, escolas, hospitais e hotéis, entre outros locais.

Sob a supervisão de um nutricionista com formação universitária, assegura boas condições  de higiene na produção e na manipulação dos alimentos. Cria cardápios, elabora receitas e orienta pessoas sobre alimentação equilibrada, tanto para pessoas enfermas como saudáveis. Durante o curso, o aluno estuda disciplinas de Ciências Biológicas e da Saúde. Tem aulas de Anatomia e Fisiologia humanas, Química Orgânica e Bioquímica, além de estudar como a alimentação influi na saúde.

 

Mercado de Trabalho: Hospitais, creches, cozinhas industriais, cozinhas experimentais,

indústria de alimentos, restaurantes comerciais, educação  alimentar  e clínicas médicas.

 

 

O  seu  sucesso  na  vida  profissional  dependerá  da  escolha  certa  que  você  fizer  agora!

                                                                        

 

 

 

Química

O técnico em Química tem a formação e o tipo de atividade profissional voltada para processos químicos como, destilação, fermentação e purificação de diferentes materiais que resultam em novos produtos. Atua como elemento de ligação direta entre o engenheiro químico, ou químico de nível superior, e os operadores de produção das indústrias químicas. Participa da implantação e controle de processos tecnológicos na fabricação de produtos e subprodutos e das análises e controle de qualidade dos mesmos. Poderá programar, executar e orientar as operações e análises/testes de natureza física, química, físico-química, utilizando métodos e equipamentos adequados, conforme as normas técnicas nacionais e internacionais de qualidade, higiene e segurança do trabalho e proteção ambientais, adotadas pela empresa, identificar necessidades, planejar e avaliar programas de treinamento, assessorar tecnicamente e administrativamente a gerência e atuar em equipes de trabalho e grupos de melhoria da qualidade.

Mercado de Trabalho: indústrias farmacêuticas, químicas, de cosméticos e de alimentos,

instituições científicas e de pesquisa química.

 

Secretariado

A Secretária é assessora, assistente, agente  facilitador  e coordenadora de informações, utilizando para isso sua bagagem geral e intelectual e as técnicas secretariais. Como agente facilitador, é o elo de ligação entre a empresa, clientes internos e externos; e como coordenadora de informações, administra relacionamentos e conflitos. A Secretária conhece a filosofia, a cultura e a política da empresa, e seu trabalho visa à empresa, na busca de suas metas, e não somente na busca das metas do executivo. É polivalente, tem formação eclética, investe no auto conhecimento e está sempre atenta a sua atualização específica e generalista. Eticamente, evita dualidades comportamentais, comunicando-se de forma rápida e eficaz com total capacidade de adaptar-se às mudanças.

Tem noções de Administração, Planejamento, Comunicação, Psicologia, Liderança, Marketing, Finanças, além de ser especialista nos conhecimentos de sua área. Mercado de Trabalho: Empresas comerciais,industriais e bancárias, escritórios de 

                                       profissionais  liberais, empresas e órgãos públicos.

 

Segurança do Trabalho

Elabora e implementa políticas de saúde e de segurança do trabalho (SST); realiza auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identifica variáveis de controle de doenças, de qualidade e do meio ambiente. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; participa de perícias e fiscalizações e atua em processos de negociação. Participa da adoção de tecnologias e de processos de trabalho; gerencia documentação de SST, investiga, analisa acidentes e recomenda medidas para sua prevenção e controle.

 

Mercado de Trabalho: indústrias em geral, especialmente em empresas de construção civil.

 

 

Serviços Jurídicos O Técnico em Serviços Judiciários é o profissional que cumpre as determinações legais e judiciais atribuídas aos cartórios oficiais e extrajudiciais, lavrando atos, autuando processos e procedendo aos registros cabíveis. Expede mandados, traslados, cartas precatórias e rogatórias e certidões. É responsável pelo gerenciamento e pelo arquivo de processos e de documentos judiciários em geral. Realiza diligências, tais como: citações, intimações, prisões e penhoras. Presta atendimento ao público, redigindo procurações, autenticando documentos. Coadjuva em audiências. Pode supervisionar uma equipe de serventuários.

 

Mercado de trabalho: cartórios oficiais - judiciais e escritórios de advocacia.

 

Telecomunicações

Exerce atividades, instalando, operando e dando manutenção, nos sistemas de Rádio- Comunicação, Sistemas de Telefonia (fixa e móvel), Comunicação de Dados e Infra-estrutura    de Centrais Telefônicas. Elabora, sob supervisão, projetos de pesquisa e de aplicação em telecomunicações e telemática. Controla a qualidade da fabricação e a montagem de equipamentos.

Mercado de Trabalho: Empresas de telecomunicações, Indústrias de equipamentos,

                                      órgãos públicos.

Têxtil

Administra e controla atividades técnicas dos processos da cadeia de produção têxtil, tais como beneficiamento, fiação, tecelagem e malharia, assegurando conformidade a padrões de qualidade; procede ao gerenciamento da produção. Participa do desenvolvimento de produtos e métodos de trabalho.

Mercado de Trabalho: indústrias têxteis.

 

IMPORTANTE!!

Para conhecer o perfil de outras profissões de nível técnico, consulte as fontes de pesquisas:

 

ü Sites das Escolas Técnicas

www.centropaulasouza.sp.gov.br

www.vestibulinhoetec.com.br

www.ifsp.edu.br

www.liceuescola.com.br

www.sp.senai.br

ü Guia do Estudante / Cursos Técnicos – Editora Abril

ü Folhetos e Catálogos das Escolas Técnicas

ü Entrevistas com Profissionais do Ramo

ü Visitas às Escolas Técnicas

ü Pesquisa na Internet





 
LINK - ESPALHE POR AÍ!
 
 

 


Curso PHD
Rua Dr. João Batista de Lacerda, 461 - Mooca - SP
atendimento@cursophd.com.br
Fone: (11) 2605-7804 / 2605-5040
WEBMAIL
Criação Element Web